quarta-feira, 1 de julho de 2009

Ação!!!!!



É uma curtição geral o set de Papai Doidão, no bom sentido obviamente. Senti logo de cara um clima de muita descontração já desde aquele segundo dia de gravação, que foi quando eu cheguei na casa de produção, onde fica concentrada a manutenção e nosso catering.

Cheguei na noite de sexta, após o primeiro dia de gravação, mas só fui me encontrar com todos na madrugada do dia seguinte durante o café da manhã. Pra mim foi uma surpresa encontrar tanta infra-estrutura, já que não contamos com muitos recursos financeiros, mas graças à Marília e ao Dick Petra (Ricardo Petraglia) estava tudo impecável para receber a todos. Foi também muito bom sentir, já nesse primeiro momento, uma sintonia tão boa e também o espírito de equipe, a vontade geral de fazer aquilo. Foi o que pude constatar logo que o set foi montado e que pude interagir melhor com as pessoas entre um "corta!" e um "ação!" do diretor Alexandre Lydia, e entre uma demanda e outra de produção.

As funções não são estanques nesse trabalho, quando é necessário o diretor nos ajuda a carregar as coisas, o cara do making of vira platô, a assistente dele "canta" a claquete, o diretor de fotografia ajuda o eletricista, o assistente de câmera fica no elenco de apoio, se necessário e o chefe de obras da cidade que tem se mostrado um excelente eletricista e maquinista sem nunca ter trabalhado no cinema antes. Enfim, estão todos no espírito de guerrilha mesmo, numa batalha divertida para que tudo corra bem e que o produto final agrade ao público e pelo próprio prazer de fazer cinema, seja como for!

Tudo isso que eu acabei de dizer não significa que somos todos amadores, alguns sim, ainda navegantes de primeiríssima viagem, o que não implica que não tenham um comportamento que não fica nenhum pouco abaixo de qualquer profissional experiente, no que concerne à disposição e o comprometimento. É claro que o "know how" é importante para que os problemas sejam previstos e que sejam facilmente solucionados, mas tudo se resolve de uma maneira criativa e também com a ajuda daqueles que já tenham algo mais a oferecer com a experiência de cinema, como é o caso de alguns membros da equipe de Papai Doidão.

Também é importante frisar aqui a ajuda de tantas pessoas, que se mostraram e se mostram sempre muito dispostas a fazer o possível para nos apoiar, como é o caso da produtora e diretora de produção Mariangela Furtado que nos conseguiu toda a luz na Naimar, as gelatinas, entre tantas outras coisas, bem como o próprio Marcelo da Naimar, ao Edu Pacheco, que por intermédio da Mariangela e da Michelle Thaísa, nos emprestou os rádios para melhorar nossa comunicação, ao Ricardinho (Platô), que vem me ajudando desde ontem a conseguir um gerador para as noturnas de final de semana, aos vizinhos do Petra e da Marília, que nos emprestaram as casas para abrigar o elenco, equipe, para a base de figurino, para a base de produção, aos moradores de Santo Antônio da Serra, ao Nicolau Barbosa, ao Tito Aimeijeiras, meu Mestre, ao seu João (da kombi), com seu carinho e que também pretende de alguma forma colaborar com o longa.

Enfim, esses são os meus breves e primeiros agradecimentos, por enquanto. Pessoas que vem ajudando a esse projeto acontecer da forma como já vem acontecendo. Têm outras pessoas que já fazem participam conosco de Papai Doidão e que sem elas também não seria possível todo esse sonho, que já é de todos nós, se realizar.

Quero aproveitar para dizer como estou orgulhosa do meu querido Romulo Fritscher pela sua fotografia estonteante e toda sua emoção, seu amor pelo cinema que contagia a todos.

É isso! Amanhã parto para Alhures e volto com mais notícias!

Beijos psicodélicos!!!

e... Ação!!!!!

Paloma Lins
Assistente de Produção

Nenhum comentário:

Postar um comentário